Topic Custlers: Aprenda a utilizar a evolução do SEO no seu site
Podemos concordar que o Marketing Digital é uma das estratégias mais promissoras para as empresas conquistarem espaço na internet, não é mesmo?
E no seu negócio, o trabalho realizado tem atingido as expectativas? Se ainda não, talvez o seu conteúdo esteja precisando de uma forcinha para chegar até seus futuros clientes e isso significa que você deve melhorar o SEO do seu site.
Para te ajudar nisso, nós preparamos esse blog post sobre Topic Clusters, uma tendência digital que vai ajudar o seu site a ganhar mais visibilidade e ser notado pela audiência. Confira:
O que são os Topic Clusters?
Os Topic Clustes propõem uma nova forma de organização de conteúdo para sites, distribuindo as informações em grupos em torno de um tópico principal.
Esta estratégia foi criada pela HubSpot a partir da observação da forma que os consumidores tiram suas dúvidas online. A empresa percebeu que não dá para só focar em palavras-chave, os buscadores querem mais do que isso: eles querem respostas para os usuários.
O principal objetivo dos Topic Clusters, portanto, é reorganizar a estrutura de um site de maneira que fique mais clara para os usuários e buscadores. Vamos entender melhor como isso funciona a seguir:
Como funcionam os Topic Clusters?
Os Topic Clusters são estruturados a partir de três elementos: o post pilar, os clusters e os hiperlinks. Mas, o que isso significa na prática?
Com esta técnica, o conteúdo fica organizado de maneira que seus subtemas sejam relacionados entre si e possuam uma página pilar, mais aprofundada. Além disso, as informações são conectadas por meio de links, que direcionam para pontos específicos ou complementares desse mesmo tópico.
Estrutura dos Topic Clusters
Post Pilar
Se um Topic Cluster é entendido como um grupo de conteúdos, o post pilar é a sua base principal. Ele funciona como uma estrutura para sustentar os clusters e também os hiperlinks.
O post pilar permite que um tema seja abordado acolhendo subtemas em sua estrutura. Mas como definir qual será o post pilar de um grupo de conteúdos?
A regra geral é selecionar uma temática que possa ser explorada de forma abrangente. Na prática, o post pilar precisa ser feito em torno de uma palavra-chave, um assunto mais vasto. Além disso, ele deve estar alinhado à estratégia de rankeamento e conversão da empresa.
Aqui na Easy, por exemplo, uma boa opção seria apostar em um post pilar com o título ‘o que é desenvolvimento de software?’
Clusters
Com o pilar definido, é hora de pensar nos clusters, ou seja, nos conteúdos que aparecerão no post principal e ajudarão a classificar a página como relevante entre os buscadores e rankear o site entre os primeiros resultados.
Enquanto o pilar trata de temas mais abrangentes, os clusters devem ser conteúdos mais específicos. Eles devem dar conta de falar de um só assunto e abordá-lo da forma mais minuciosa possível. Para cada post pilar, é recomendado produzir de 10 a 30 clusters.
Seguindo o mesmo exemplo anterior, se o nosso post pilar for sobre desenvolvimento de software, os clusters podem ser: linguagens de programação, automação, fábricas de software, inteligência artificial, desenvolvimento web, aplicativos, cibersegurança e muito mais!
Hyperlinks
Você reparou no que fizemos no parágrafo anterior? Na estrutura de Topic Clusters, trabalhar com links é fundamental, pois eles conectam o pilar aos clusters e ajudam o site a conquistar autoridade perante os principais buscadores.
Esta linkagem, entretanto, não pode ser feita de qualquer forma, ela precisa seguir uma fórmula: os clusters devem estar sempre linkados para o post pilar e vice-versa, para criar uma teia de conteúdo. Além disso, é importante utilizar o texto âncora (ou seja, se o post for sobre desenvolvimento de software, o link deve ser feito nesta palavra, dessa forma).
Depois de finalizar todos os posts, o pilar, os clusters e separar os links, é hora de diagramar o conteúdo e proporcionar uma boa experiência ao usuário. Para isso, você pode incluir menus de navegação, pontos de conversão, botões de compartilhamento e o que mais achar necessário.
Considerando que o post pilar é um conteúdo denso e longo, lembre-se também de manter um botão fixo na página que permita que o usuário volte ao topo. Se possível também desenvolva vídeos e infográficos, para deixar o material mais dinâmico. Isso faz toda a diferença para quem está lendo!
Agora que você já sabe como funcionam os Topic Clusters, que tal reorganizar os conteúdos do seu site?
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